Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Diglossinae
 Sclater, 1875
Espécie: D. duidae

Nome Científico

Diglossa duidae
Chapman, 1929

Nome em Inglês

Scaled Flowerpiercer


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Fura-flor-escamoso

O fura-flor-escamoso é uma ave da ordem Passeriformes, da família Thraupidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) di = dois; e glössos, glossa = língua, línguas; e de duidae = referente a região do Monte Duida, na Venezuela. ⇒ (Pássaro) com duas línguas do monte Duida.

Características

Mede entre 13 e 14 centímetros de comprimento (Isler and Isler, 1987; Hilty, 2011) e pesa entre 11,9 e 18,5 gramas.
Sua plumagem é uniformemente cinza escura com a cabeça levemente mais escura e apresentando um tom azulado (Hilty, 2003, Restall et al., 2007, Ridgely e Tudor, 2009). A garganta e a parte superior do peito são de coloração cinza azulada e o ventre é mais claro que o peito (Isler e Isler, 1987). As penas do peito têm tons de cinzento com as franjas azuladas mais escuras, dando ao peito uma aparência escamada. O ventre é manchado e o crisso é barrado de cinza escuro e branco (Isler e Isler, 1987; Hilty, 2003; Restall et al., 2007).
As íris são castanho-avermelhadas o bico apresenta a maxila preta e a mandíbula cinzenta com a ponta preta. O tarsos e pés são acastanhados.
O jovem da espécie tem aparência semelhante ao adulto da espécie, mas é cinza escuro com a coroa preta e não apresenta o tom azulado típico dos adultos. As coberteiras dorsais apresentam as bordas brancas formando duas fracas bandas alares cinzentas (Hilty, 2003; Restall et al., 2007). A porção ventral do jovem apresenta coloração cinzenta uniforme (Hilty, 2003).

Subespécies

Possui três subespécies reconhecidas:

(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).

Alimentação

Alimenta-se com a mandíbula inferior perfurando a flor para extrair néctar. Ocasionalmente alimenta-se de insetos (Isler e Isler, 1987, Hilty 2003, Hilty, 2011).

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos